Oração do Professor

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar, Dai-me esta graça que vem do amor.

Mas, antes do ensinar, Senhor, Dai-me o dom de aprender.

Aprender a ensinar Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor. De aprender sempre.

Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar. Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.

Que meus conhecimentos não produzam orgulho, Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas, Mas animem as faces de quem procura a luz.

Que a minha voz nunca assuste, Mas seja a pregação da esperança.

Que eu aprenda que quem não me entende Precisa ainda mais de mim, E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.

Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender, Para que eu possa trazer o novo, a esperança, E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.

Autor: Antonio Pedro Schlindwein

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Lixo é Luxo


Identificação: Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças
Localização: Pato Branco - Paraná
Responsável pelo Projeto: Édina Maycot (Professora de Geografia) e Valéria Meler P. da Silva (Professora de Ciências)
Público alvo: Alunos - Pais - Professores - Comunidade em geral
Tema: Resíduos Sólidos Urbanos - Lixo
Título de Projeto: Lixo é Luxo
Justificativa: Esse estudo é de suma importância, pois trará grande contribuição não só para a atuação governamental no que tange a destinação correta dos resíduos sólidos, com também para despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de ricos e criativos materiais didáticos, que servirão de instrumentos para enriquecer as aulas, facilitando assim, o processo ensino/aprendizagem.
Objetivo Geral: Despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de materiais didáticos alternativos.
Procedimentos Metodológicos e Técnicos: Esse projeto terá como ações concretas a realização de algumas visitas técnicas de estudos em alguns locais (lixão municipal, terrenos baldios, rios, etc) onde o lixo e depositado inadequadamente, a confecção de materiais didáticos alternativos usando sucatas, culminando com uma exposição dos trabalhos, a implantação no ambiente escolar de um projeto piloto de separação do lixo, a organização de uma cartilha educativa, realização de mini-concursos, distribuição de cestas básicas com venda do lixo recolhido no colégio, entre outras. Enfim, serão efetivados vários levantamentos bibliográficos relacionado ao tema junto às bibliotecas públicas, particulares, instituições públicas ou particulares e a internet, que servirão de embasamento teórico para a execução do presente trabalho.

Atividades Desenvolvidas:

  • Confecção de materiais didáticos alternativos usando sucatas.
  • Exposição dos trabalhos criados pelos alunos.
  • Implantação de um projeto piloto de coleta e separação do lixo no próprio Colégio.
  • Venda do lixo reciclado.
  • Compra de cestas básicas para distribuição às famílias carentes.
  • Realização de palestras com profissionais de instituições públicas e/ou privadas.
  • Realização de um ecodesfile com roupas de sucatas confeccionadas pelos alunos.
  • Promoção de mini-concursos, como por exemplo, a escolha do (a) melhor: mascote, livreto, frases, teatro, tele-jornal, objetos de sucata, entre outros.
  • Organização de um livro de receitas.
  • Confecção de adesivos para divulgação da importância de se reciclar o lixo, usando o mascote e a frase criadas pelos próprios alunos.
  • Organização de um livro com histórias sobre o lixo.
Cronograma: De julho de 2001 a abril de 2002 ( 9 meses )
Recursos Humanos: Professores - Alunos - Pais
Recursos Materiais: Material reciclável, papéis variados, fitas de vídeo, filmes fotográficos, cola, tesoura, máquinas fotográficas, filmadora, revistas, jornais, livros, cartilhas, giz de cera, lápis de cor, canetinhas, tintas, serviços de terceiros (ônibus para as prováveis visitas técnicas de estudos), enfim, tudo o que possa ser reaproveitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário